EXAME OU VACINA DE GIÁRDIA

Tenha seu animal protegido da giárdia, marque a consulta para realizar exames de giárdia ou vacina.

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Diagnóstico de Giárdia

Para realizar um diagnóstico é imprescindível uma análise de fezes. Um diagnóstico baseado apenas nos sinais clínicos é praticamente impossível, já que existem dezenas de doenças que provocam os sintomas.

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Vacina para Giárdia

A vacina da giárdia é uma opção e pode ser dada de acordo com o aconselhamento veterinário (apenas quando se tiver certeza de que o cachorro não tem a doença).

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Como reconhecer a giárdia em cães e gatos?

Uma das principais dificuldades em identificar a giardíase em cães e gatos é que ela se manifesta principalmente através da diarreia. Por isso, é comum que seja confundida com doenças de menor gravidade, o que contribui para a evolução do quadro.
Para ter certeza é indicado o exame de giárdia na aqui na CCMEL.

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Prevenção é a melhor solução.

Faça exame de giárdia em seu cão ou gato!

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Perguntas Frequentes sobre Giárdia:

 
1Qual o papel da vacina GiardiaVax na vida do meu animal?
A vacina GiardiaVax é uma vacina inativada que estimula a imunidade do cão para auxiliar na prevenção da doença clínica causada por giárdia. Animais vacinados não apresentam quadro clínico de giardíase (diarreia e vômito principalmente) ou terão sintomas brandos. Além disso, reduz a quantidade de cistos eliminados no ambiente. A importância disso reflete-se na redução da contaminação do ambiente, minimizando a possibilidade de infecção de cães, outros animais e o homem.
2Quais exames são realizados para detecção de Giardíase?
Um dos exames de alta sensibilidade e o mais indicado é o método ELISA para Giárdia, que detecta antígenos específicos de giárdia em amostras de fezes. No entanto, se o animal tiver suspeita de outras verminoses, o parasitológico de fezes é muito útil na triagem das infecções intestinais. Recomenda-se a coleta de 3 amostras de fezes de dias consecutivos ou alternados, pois a ausência em 1 amostra não exclui a presença do parasita no paciente.
3O que fazer se o exame para giárdia der positivo?
Os animais positivos para giárdia devem ser tratados antes da vacinação, e as medidas de controle de contaminação ambiental devem ser conduzidas ao mesmo tempo que o tratamento. Após o término do tratamento, esperar 4 dias e recoletar uma nova amostra de fezes para verificar se o tratamento foi efetivo e o animal ser liberado para vacinação.
4O tratamento com medicamentos antiprotozoários é suficiente para controlar a giardíase?
Os cistos de giárdia podem resistir no ambiente por longos períodos, sendo fonte constante de reinfecção aos cães. Os cistos são sensíveis a desinfetantes à base de amônia quartenária, luz solar e dessecação (vaporizador). Além da vacinação que reduz a contaminação do ambiente, medidas complementares são essenciais para o tratamento. Um ponto importante é fornecer água filtrada, pois a giardíase tem veiculação hídrica. O tratamento simultâneo de todos os animais (cães e gatos) de um ambiente compartilhado é obrigatório. Os animais devem ser banhados antes e depois do tratamento para remover eventuais cistos no pelame; se possível, a limpeza perineal a cada defecação pode ajudar no processo. A mudança dos cães de um ambiente contaminado para um limpo no último dia de tratamento pode contribuir para minimizar as reinfecções. Igualmente, a limpeza ou eliminação de fômites contaminados.
 

Marque um horário para realizar o exame de giárdia em seu animal.

SOLICITAR INFORMAÇÕES

Rua Agostinho Gomes, 2681 – Ipiranga

(11) 3323-3300

(11) 98484-0505

SOLICITE ORÇAMENTO